Capital de Giro
Olá bem-vindos, hoje iremos falar sobre o Capital de Giro, o que ele é, sua importância, os tipos e mais.
Capital de giro, são todos os recursos de curto prazo da parte ativa do balanço patrimonial, para pagar as obrigações de curto prazo. O capital de giro ajuda a pagar todas as obrigações a tempo, para a empresa ter condições melhores para negociações e vendas.
Existem alguns tipos de capital de giro: Líquido, Neutro, Negativo, Próprio e para investimentos.
O capital de giro Líquido (CGL) é a diferença entre o Ativo Circulante (AC) e Passivo Circulante (PC). Ou seja:
CGL = AC – PC
Se o resultado do capital de giro líquido, o valor da parte ativa for maior que a passiva, a empresa terá melhores condições e mais recursos do que obrigações de curto prazo. Agora, se a parte passiva for maior que ativa, a empresa terá mais obrigações de curto prazo a pagar, e menos condições para fazer negócios e receber seus direitos.
Ciclo operacional, é um processo onde começa com a compra do produto ou matéria-prima, podendo passar por melhorias ou não, o produto é vendido aos clientes, existe prazo para o pagamento dos fornecedores e por fim, a entrada do dinheiro dos produtos vendidos. Abaixo está o passo a passo:
O mais importante é que, capital de giro, está ligado às operações relacionadas aos recursos e obrigações das atividades do ciclo operacional. Exemplo: Estoques (Ativo) e Fornecedores (Passivo).
Referências:
Capital de Giro
https://www.contabilizei.com.br/contabilidade-online/capital-de-giro/
Ciclo Operacional
Comentários
Postar um comentário